Trata-se de leitura fácil e agradável da Doutrina Espírita, tendo como fundamento O LIVRO DOS ESPÍRITOS. Contém, inclusive, dados históricos, princípios e informações gerais acerca do Espiritismo.
Existe vida após a morte? O que é reencarnação? Como os espíritos se comunicam? Quem foi Allan Kardec? O que é mediunidade? Este trabalho explica os pontos fundamentais do espiritismo de forma simples e didática, apresentando seus principais conceitos e termos.
Com descrição de fatos curiosos, em linguagem límpida e honesta, o autor confrontou os fatos de um caso verídico para defender a necessidade dos espíritas cuidarem mais do aspecto científico do Espiritismo. Trata-se de obra criteriosa e atraente, que prende a atenção do leitor da primeira à última página.
Escrito em formato de livro-reportagem, resgata episódios marcantes e personagens significativos da Casa Editora O Clarim, fundada por Cairbar Schutel, em Matão, no ano de 1905. Superando a intolerância e o preconceito, passando por guerras e crises econômicas, o livro traça um paralelo entre o desenvolvimento da instituição e as histórias de vida de seus colaboradores. O legado de Cairbar Schutel permanece vivo há mais de um século graças aos esforços de dedicados tarefeiros.
O conteúdo apresentado em A dimensão da fala e a palestra espírita ainda não foi disponibilizado em livro algum, seja pela peculiaridade de abordagem ou pela forma de apresentação dos temas. O livro pode ser adotado como manual de apoio, a servir convenientemente como instrumento de trabalho aos que lidam na área das palestras públicas. Será ferramenta estratégica útil aos que planejam tanto quanto àqueles que se dedicam à sublime e delicada tarefa da difusão do Espiritismo pela "palavra falada". A semeadura da palavra exige capacitação do semeador, sem dúvida, mas a semente tem maior probabilidade de germinar se for devidamente escolhida, preparada para ir ao encontro do solo, que é o público heterogêneo. O autor insiste com a mente com o coração que falar é muito eficaz, quando se trata de semear a Doutrina Espírita nas almas sofredoras e ávidas de respostas para suas dúvidas existenciais, e para os que estão sequiosos de uma palavra de esperança que lhes sirva de nau ao embarcarem para a vida eterna.